A importância do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndios
Esse sistema, conhecido pela sigla SDAI, é uma ferramenta de segurança essencial em diversos ambientes. O SDAI tem a função de detectar e alertar sobre possível princípio de incêndio através de seus equipamentos e sua infraestrutura projetada conforme suas aplicações.
O sistema é composto por uma central controladora que recebe dados dos detectores e acionadores vinculados a essa central e envia comandos, tais quais: acionar sinalizadores, desativar bloqueios eletrônicos, acionar sistema de combate a incêndio, indicar status em sistemas de supervisão, entre outros.
Para a implantação de um SDAI, o primeiro passo é analisar os locais de sua aplicação. Após essa análise, serão definidas as tecnologias que melhor se aplicam no Projeto. Em seguida, serão escolhidos os equipamentos capazes de atender às necessidades do Projeto e a infraestrutura necessária para que as instalações sejam executadas conforme as normas reguladoras e demais certificações exigidas em cada Projeto (NR 17240, NFPA, UL, FM, EN54).
Geralmente, os equipamentos mais comuns atendem aos Projetos mais simples. Central controladora, detectores de fumaça, acionadores manuais, sinalizadores audiovisuais e cabos blindados específicos para instalações dos equipamentos. Porém, existem situações específicas em que é necessário utilizar diferentes tipos de detectores, podendo combinar detectores de fumaça, de temperatura, de chama e gás, desde que as instalações sejam conforme a NR 17240, não podendo a escolha dos equipamentos ser de forma aleatória, sem estudo prévio dos locais onde serão instalados os equipamentos.
Para locais com pé direito elevado (galpões e armazéns, por exemplo) os detectores simples não podem ser instalados, pois devido à altura elevada em que ficariam, o tempo de detecção seria inadequado para sinalizar um princípio de incêndio. Existem equipamentos projetados para essas aplicações que realizam uma análise do ambiente em tempo real, identificando qualquer alteração que possa ser resultado de um princípio de incêndio, processando os dados e emitindo alertas com tempo de resposta suficiente para evacuar o local ou iniciar o combate ao incêndio, reduzindo riscos.
Alguns sistemas podem ser desenvolvidos para transmitir suas informações de funcionamento, alarmes e falhas através de redes de comunicação. Dessa forma, outros locais onde existam operadores monitorando remotamente as áreas cobertas pelo SDAI podem identificar situações de risco e acionar a brigada de incêndios ou o Corpo de Bombeiros, mesmo não estando nos locais onde o SDAI sinalizou um incêndio.
Benefícios do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio
- Preservar vidas que circulem nos locais onde o SDAI está em operação
- Preservar patrimônio que esteja alocado sob a proteção do SDAI
- Antecipar as ações da brigada de incêndio e evacuações
- Reduzir custos com seguros (residencial, empresarial, mercadorias, etc.)
Cuidados com Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio
- Elaborar um Projeto conforme análise prévia dos locais e as normas regulamentadoras
- Optar por equipamentos e materiais confiáveis e que atendam às demandas do Projeto
- Realizar as instalações com profissionais capacitados e experientes
- Realizar manutenções e testes de funcionamento periodicamente
- Evitar optar por instalações exclusivamente pelo fator custo