Analíticos de Vídeo – Parte 02
Perímetro Virtual ou Barreira Virtual
Uma função disponível em alguns sistemas de videomonitoramento (VMS) é o Perímetro Virtual ou Barreira Virtual, que possibilita a ativação de alertas para os operadores do CFTV a partir das imagens capturadas pelas câmeras sempre que algumas pessoas ou objeto entrar no perímetro demarcado como área restrita. Essa solução é muito útil para ambientes onde o perímetro seja extenso e a instalação de cercas elétricas, sensores infravermelhos e demais tecnologias similares causem elevado índice de alertas falsos e/ou demandem manutenção constantemente, deixando o perímetro vulnerável periodicamente.
A solução embarcada no módulo de analítico de vídeo do DIGIFORT, versão 7.2.1, é eficiente e apresenta taxa de acertos próxima a 100%, desde que a seleção dos modelos das câmeras e suas respectivas instalações sejam realizadas de forma adequada. Também é preciso calcular o posicionamento onde cada câmera será alocada, a distância máxima entre câmeras que não prejudique os alertas, configurar as imagens capturadas por cada equipamento e calibrar os parâmetros individualmente para cada equipamento instalado, realizando testes até que os resultados sejam satisfatórios.
Com o Perímetro Virtual em funcionamento, não há necessidade dos operadores do CFTV visualizarem as imagens das câmeras projetadas em telas em tempo real. Pode-se configurar os alertas para projetarem automaticamente a imagem da câmera onde ocorrer a “invasão”. Assim, os operadores podem intensificar as atenções para outras imagens e o próprio VMS se encarrega de monitorar as áreas do perímetro.
Uma vantagem dessa solução em relação a outras é que, uma vez em operação, a manutenção se resume, basicamente, a manter as lentes das câmeras limpas, sem obstrução ou particulados acumulados atrapalhando a captura das imagens. Não há necessidade de calibrar equipamentos ou sistema constantemente, a não ser que ocorra alguma interferência manual sobre as câmeras instaladas.
Também é importante ressaltar que o perímetro virtual funciona conforme programação realizada no sistema, podendo ser 24 horas por dia, somente a noite ou qualquer outra forma de acordo com a necessidade do operador. As alterações, suspensões e ativações de programação podem ser executadas rapidamente a partir do CCO.
As imagens capturadas à noite também possuem alto índice de acerto, seguindo as orientações citadas anteriormente. Câmeras com iluminadores noturnos embarcados são essenciais mesmo em ambientes que possuam boa iluminação complementar, já que luzes oriundas de veículos, lanternas e outras fontes podem prejudicar a captura das imagens se o modo noturno das câmeras não estiver em funcionamento no período noturno.
Abaixo observamos um sistema em teste com o Perímetro Virtual:
A partir do alerta gerado, é possível definir se um email será encaminhado ao responsável pela segurança, se um SMS será enviado, se uma sirene ou refletor será acionado, entre diversas outras formas de integração com tecnologias disponíveis no local.