Analíticos de Vídeo – Parte 01

LPR – License Plate Recognition

Basicamente, um projeto de CFTV com LPR permite integrar câmeras e softwares de análise para identificação de placas em carros, motos, ônibus, contêineres, entre outros. O módulo de LPR utiliza a tecnologia OCR que reconhece os caracteres da placa e os analisa em um banco de dados.

O módulo é indicado, principalmente, para estacionamentos, rodovias, estabelecimentos comerciais, aeroportos, portos e indústrias, facilitando o controle de acesso e a investigação de dados de forma fácil. Ainda, este módulo de LPR pode ser integrado com controles de acesso, permitindo ao integrador criar inúmeras soluções de automação a partir desta tecnologia.

Do mesmo modo que possui uma tecnologia avançada para identificação de placas, o módulo de LPR possui uma pesquisa refinada, permitindo com que o usuário possa fazer busca por hora, data, número de placa, local de acesso/passagem do veículo/objeto.

 

Análise Forense

A análise forense por vídeo ainda é uma tecnologia que está em avanço e, nos últimos anos, vem contribuindo para maior agilidade nas investigações. Como exemplo, temos o módulo Vídeo Synopsis do VMS Digifort para análise forense que contém as tecnologias mais atuais para implementação de projetos deste segmento e investigação de dados.

A capacidade de resumo de vídeo, que abrevia horas de gravação em minutos, permite destacar os fatos mais importantes utilizando diversos filtros: cor, tamanho, direção, horas, ociosidade, movimento, etc. Todos esses recursos auxiliam os operadores a encontrar evidências de modo ágil, reduzindo tempo de pesquisa e mantendo a confiabilidade dos fatos.

 

Reconhecimento Facial

O reconhecimento facial permite a realização de diversos procedimentos, além de um algoritmo extremamente sensível para identificação do rosto de uma pessoa que combina diversas características para definição do indivíduo.

Um dos principais diferenciais deste módulo é a possibilidade do uso de forma nativa para cadastros e classificação para controle de acesso, como lista de funcionários, ou lista de pessoas bloqueadas, permitindo que, em conjunto com uma Câmera IP ou um Vídeo Porteiro, a realização do controle de portarias de forma remota.

Além desta funcionalidade, o módulo de reconhecimento facial pode ser utilizado para outros tipos de projetos como identificação de suspeitos pela Polícia, listas VIPs, localização de pessoas, etc.

O reconhecimento facial é uma tendência que está cada dia mais aprimorada, seja para aplicações em locais privativos ou ambientes públicos, facilitando a identificação de pessoas em uma black list, por exemplo, tornando uma ação extremamente ágil em caso de identificação.

O reconhecimento é realizado através da análise de vetores nas imagens capturadas pelas câmeras e comparadas em arquivos de um banco de dados previamente cadastrado. Atualmente, existem sistemas divulgando margem de acerto de até 99% com tempo de resposta curtíssimo (cerca de 1 e 2 segundos).

Em breve apresentaremos mais aplicações para analíticos de vídeo diversos, incluindo criação de barreiras virtuais, controle do fluxo de pessoas/veículos e alerta para atitudes suspeitas a partir de imagens capturadas em um CFTV.