20
jul
Câmera Speed Dome – Versatilidade
As câmeras do tipo Speed Dome, também chamadas de câmeras móveis em alguns Projetos, apresentam características singulares.
Câmeras Speed Dome podem, com apenas uma unidade, substituir várias câmeras fixas (bullet, box, dome), dependendo do local onde sejam instaladas. Por possuir movimentação remota de 360 graus na horizontal e, pelo menos 90 graus na vertical, seu ângulo de visão é capaz de capturar imagens em diversas direções.
A operação das câmeras Speed Dome são simples e podem ser realizadas através de conexão remota utilizando o endereço IP da câmera, um VMS ou uma mesa controladora compatível (joystick).
Geralmente, são instaladas em locais elevados com relação ao solo para evitar obstáculos e permitir que a câmera utilize ao máximo seu potencial de alcance. As instalações podem ser em postes, torres, paredes ou teto. É importante definir o local de instalação para adquirir o suporte adequado.
Além da movimentação da lente, as câmeras atuais possuem zoom óptico poderoso, podendo aproximar as imagens várias vezes, capturando imagens que o olho humano é incapaz de visualizar a longas distâncias.
O foco é automático e estabiliza a imagem rapidamente quando a lente é movimentada, permitindo o acompanhamento de pessoas ou objetos. Alguns modelos já trazem iluminadores infra-vermelho embarcados na câmera com alcances de aproximadamente 250 a 400 metros.
Exemplo real de câmera Speed Dome com aproximação de 300 metros no Zoom 01 e cerca de 800 metros no Zoom 02.
Além das características de movimentação e aproximação de imagem, essas câmeras podem realizar rondas com posições pré-definidas ou programadas pelo operador do CFTV, automatizando a vigilância em determinadas áreas.