As câmeras térmicas foram mais divulgadas durante a pandemia de COVID-19, devido à sua capacidade

de medir temperaturas com precisão quando bem calibradas e dimensionadas para o ambiente em que esteja instalada.

Entretanto, essa tecnologia já era aplicada em situações específicas como: monitoramento de temperatura em máquinas e ambientes classificados; redundância de sistemas de detecção e alarme de incêndio; identificação de focos de calor; identificação de movimentação em ambientes com baixa luminosidade.

 

Em parceria com a Normatel Engenharia e com a Alca Distribuidora, a DTR Tecnologia realizou uma prova de conceito em um Terminal Portuário para visualização de movimentação de pessoas entre contêineres, local com baixa luminosidade e muita área de sombra.

 

A câmera térmica da fabricante Mobotix foi instalada no local e ficou capturando e armazenando imagens durante dez dias consecutivos. Durante o período de testes, algumas configurações das imagens foram alteradas para comparativo entre a melhor forma para visualização dos eventos para essa aplicação específica.

Embora a câmera não fosse o mesmo modelo sugerido durante o estudo do caso e a altura onde foi montada fosse inferior ao sugerido, as imagens foram suficientes para identificação da movimentação de pessoas no local monitorado.

Mesmo durante o período noturno, foi possível verificar a diferença na visualização dos movimentos com um sensor óptico e um sensor térmico.

 

Quer mais informações sobre câmeras térmicas e termográficas? Entre em contato para conhecer as diversas aplicações que essa tecnologia pode proporcionar.