Detalhes de um Projeto de CFTV
O Circuito Fechado de TV é uma das tecnologias de segurança que mais tem sido adquirida, tanto por empresas quanto por pessoas físicas. A ideia de ter a possibilidade de monitoramento em tempo real e analisar as imagens gravadas é, por si só, uma excelente justificativa para a aquisição do CFTV.
Atualmente, existem inúmeros tipos de equipamentos e profissionais que podem atender desde as instalações mais simples até a execução de Projetos complexos que demandam estudos minuciosos, evitando problemas durante e após a implantação.
A DTR Tecnologia é especialista em Projetos para indústrias, empresas e prédios comerciais, disponibilizando profissionais capacitados, treinados e com experiência no desenvolvimento e execução de Projetos de CFTV.
Ao contrário do que pode parecer, o conceito de um Projeto de CFTV abrange mais detalhes do que os leigos costumam conhecer. É necessário analisar os locais onde os equipamentos serão instalados, as necessidades da qualidade de imagem em cada local, a infraestrutura que viabilizará as instalações, o tempo de armazenamento que deverá ficar disponível para análise das imagens gravadas, o dimensionamento da largura de banda necessária para a transmissão simultânea de todas as imagens capturadas, os tipos de equipamentos mais adequados para cada ambiente e localização, as tecnologias disponíveis no mercado, o sistema mais adequado para cada Projeto, as possibilidades de integração com outros sistemas, entre diversos outros assuntos que podem e devem ser estudados na concepção do Projeto.
Após as definições de equipamentos e cálculos sobre capacidade de armazenamento e largura de banda para transmissão de imagens, vem a etapa da definição da rede de comunicação dedicada ao CFTV. Em grandes Projetos, geralmente, é recomendada uma rede de comunicação exclusiva para o CFTV, com redundância ativa, possibilitando a manutenção corretiva das eventuais falhas do sistema sem prejudicar o seu funcionamento.
Atualmente, existem vários fabricantes de equipamentos de CFTV, sendo alguns para uso profissional, com alta performance, menor índice de falhas e maior qualidade na captura e transmissão de imagens. Esses equipamentos, por possuir valor agregado mais elevado, dificilmente são recomendados para uso residencial. Entretanto, para ambientes em que a confiabilidade e a qualidade das imagens sejam indispensáveis, esses fabricantes devem ser os primeiros considerados em um Projeto.
São diversos filtros e proteções que melhoram a imagens, podendo garantir boa qualidade em condições adversas, tais quais: luz contra a lente, falta de iluminação, chuva, ambientes hostis, tentativa de vandalismo, etc.
Esses equipamentos de uso profissional também disponibilizam tecnologia para melhorar a compressão dos arquivos gerados na captura das imagens, podendo reduzir a necessidade de espaço para armazenamento e largura de banda para transmissão de imagens. Muitas vezes essa redução citada compensa sua aquisição, pois evita investimentos mais elevados na aquisição de equipamentos que compõem a infraestrutura (switches, servidores, storage, etc.).
Também é importante dimensionar os equipamentos que farão o processamento das imagens e ficarão à disposição dos operadores que fazem o monitoramento do CFTV. Caso as máquinas não possuam capacidade suficiente para processar várias imagens simultaneamente, haverá falha na visualização em tempo real, comprometendo todo o Projeto e gerando custos desnecessários.
Então, estejamos cientes que os mesmos equipamentos e profissionais contratados para vigilância residencial, raramente são os mesmo que devem ser utilizados para implantação de CFTV profissionais.