Os sistemas de auxílio à atracação de navios servem para monitorar e fornecer dados das manobras de atracacões, gerando histórico para consultas sempre que algum incidente ou situação inesperada precise ser analisada. São gerados tabelas e gráficos contendo velocidade de aproximação, ângulo do navio e distâncias da proa e da popa até as defensas. Dados sobre maré e vento podem ser opcionais.

 

Nesse projeto foram usados dois sensores com radar para cada berço e um sensor com radar para monitorar a maré. Os sensores são conectados em painéis e se comunicam com um servidor de processamento através de fibra óptica. O servidor gerencia os dados e disponibiliza sua visualização em tempo real em um supervisório com operadores 24/7.

A grande vantagem do sistema que utiliza sensores com radar é que não há interferência alguma quando as condições ambientais são desfavoráveis. Durante chuva forte, nevoeiro ou qualquer outra adversidade, os sensores continuam funcionando normalmente e coletando os dados necessários. A baixa manutenção e robustez dos sensores também deve ser levada em consideração para aplicações em que outras tecnologias não sejam recomendadas.

 

Sempre que necessário, o sistema possui banco de dados para emissão de gráficos, tabelas e relatórios que auxiliam na análise de atracações. Também há possibilidade de integração com painéis de led para que os práticos possam visualizar os dados no momento da atracação.

 

Os projetos com sensores que utilizam radar possuem inúmeras aplicações para demandas em diferentes setores. Todos os projetos são customizados de forma individual desde sua concepção até a entrega da solução.