25
jan
Existem ferramentas dedicadas para realizar a simulação de imagens de um projeto de CFTV
de forma simples e rápida, definindo os tipos de câmeras e seus posicionamentos para instalação.
Em projetos complexos ou com um objetivo específico, as simulações ajudam a reduzir custos com equipamentos superdimensionados e evitam aquisições de equipamentos inadequados que não possuem especificações técnicas suficientes para capturar as imagens previstas.
Na situação acima, a imagem foi simulada com distância focal de 2,8mm, o que resultou em um campo de visão elevado, ampliando a área de cobertura. Entretanto, os detalhes da imagem ficaram reduzidos, com apenas 28 pixels por metro. Nessa configuração, não é possível a leitura da placa do veículo a 30 metros de distância da câmera por exemplo.
Utilizando o mesmo modelo de câmera, alterando a distância focal para 12mm, foi possível visualizar os caracteres da placa do veículo e obter mais detalhes para identificação de pessoas, uma vez que foi obtido 107 pixels por metro. Essas simulações ajudam a evitar erros no dimensionamento de equipamentos e facilitam a marcação dos locais onde as câmeras deverão ser instaladas.
Obviamente, as simulações não apresentam todas as condições de um ambiente real. Existem fatores que influenciam na definição dos equipamentos mais adequados, tais quais: iluminação natural e artificial, movimentação no ambiente, condições climáticas, entre outros.
As ferramentas de simulação, quando bem utilizadas, são um excelente aliado na elaboração do projeto de CFTV e podem ser utilizadas para complementar plantas baixas e desenhos em 3D.