Fibras Ópticas

A evolução das redes de comunicação é constantemente motivada pela necessidade do aumento da capacidade de tráfego de dados em alta velocidade. Existem diversas tecnologias utilizadas na composição das redes. A transmissão pode ocorrer através de cabos, rádios e satélites, podendo as tecnologias se complementarem de acordo com a complexidade e necessidade do Projeto.

 

Cabos de fibra óptica foram desenvolvidos por volta da década de 60 e, ao longo do tempo, foram evoluindo em capacidade de transmissão e no processo de fabricação, tornando seu uso mais acessível ao ponto de substituírem fios de cobre para aumentar a largura da banda e velocidade de transmissão nas redes de comunicação.

Fibra óptica é um meio físico que permite a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a chegada na outra extremidade, com níveis de perdas baixíssimos. É utilizada para transmissão de dados em vários segmentos. Seu material é relativamente fácil de instalar e seu gerenciamento apresenta excelente custo-benefício para redes de maior porte.

Os dois principais tipos de fibra óptica disponíveis no mercado são: monomodo e multimodo. Atualmente, as fibras do tipo monomodo são mais utilizadas devido às suas características de melhor desempenho para longas distâncias.

A fibra monomodo possui núcleo menor e apenas um caminho para percorrer, permitindo maiores distâncias entre as extremidades dos cabos sem perda de transmissão. Dependendo dos equipamentos que compõem a rede, cabos de fibra monomodo podem percorrer 20 quilômetros de distância sem apresentar falhas na comunicação.

A fibra multimodo apresenta maior densidade, dispersando a luz e limitando sua velocidade em distâncias maiores. Existem cabos de fibra multimodo que garantem até 2 quilômetros de transmissão de dados sem perdas. Entretanto, a recomendação comum é que cabos de fibra multimodo sejam utilizados em redes internas com distâncias inferiores a 500 metros.

Há alguns anos, a fibra multimodo era bastante utilizada devido ao seu menor valor de aquisição. Logo, quando não havia necessidade de instalação de cabos para longas distâncias, mas era necessário uma comunicação com qualidade superior aos cabos de cobre, as fibras multimodo eram a solução ideal. Hoje em dia, as fibras monomodo possuem valor igual ou menor do que das fibras multimodo, em alguns casos, se tornando a melhor opção para a maioria dos projetos de rede de comunicação, seja ela interna ou externa.

 

As principais vantagens da fibra óptica estão elencadas abaixo:

 

  • Capacidade de transmissão de dados elevada
  • Facilidade de gerenciamento
  • Durabilidade elevada
  • Isenção de interferências eletromagnéticas
  • Excelente custo-benefício
  • Escalabilidade

 

O gerenciamento de uma rede que utiliza cabos de fibra óptica é realizado através de ferramentas específicas para essa finalidade. Essas ferramentas são capazes de medir a distância dos cabos, identificar locais de ruptura, medir a potência da luz transmitida, realizar fusões (emendas) em fibras rompidas. Os principais equipamentos utilizados para o gerenciamento e manutenção das fibras ópticas são: Máquina de fusão, Optical Time-Domain Reflectometer (OTDR), medidor de potência e teste de laser.

Orientamos que as instalações de cabos de fibra óptica e sua devida manutenção sejam realizadas por profissionais experientes e capacitados, utilizando as ferramentas adequadas para garantir o melhor aproveitamento na transmissão dos dados.

A DTR Tecnologia possui equipe técnica e equipamentos homologados para executar projetos de rede de comunicação com fibras ópticas e, também, realizar gerenciamento e manutenção, incluindo fusões e certificações para qualquer rede que utilize fibras ópticas.