26
jan
Fusão em Fibra Óptica – Alinhamento
in Tecnologia
Comments
A fusão óptica é a união entre duas fibras ópticas, realizada por um equipamento chamado máquina de fusão óptica, ou apenas máquina de fusão. Esse dispositivo alinha os cabos e dispara um arco voltaico, que faz com que a emenda seja realizada. Após esses procedimentos, são realizados alguns testes, a fim de verificar a atenuação da emenda e garantir que a fusão não se desfaça se certa tração for exercida. Por fim, é inserida uma capa protetora (também chamada de tubete) sobre a emenda. Acontece que existem dois tipos principais de alinhamentos e um intermediário, e é preciso saber quais as diferenças entre eles na hora de comprar sua máquina de fusão.
A peça que alinha a fibra na máquina de fusão é chamada de V-Groove. Ela tem o formato em V e acomoda a fibra, permitindo uma fusão eficiente. O padrão dos alinhamentos na máquina de fusão geralmente é pelo V-Groove, que realiza a fusão pelo núcleo ou pela casca. O alinhamento pelo núcleo era bastante eficiente no início dos anos 2000, quando muitas fibras não tinham o núcleo centralizado com a casca. Hoje, no entanto, com o aperfeiçoamento do processo de fabricação das fibras ópticas, praticamente todas possuem o núcleo centralizado com a casca, e assim não existe muita diferença entre os dois tipos de alinhamento (casca x núcleo).
Como funcionam os diferentes tipos de alinhamentos na máquina de fusão:
V-Groove fixo
Esse é um dos alinhamentos na máquina de fusão, também chamado de alinhamento pela casca. Nesse caso, o V-Groove se movimenta apenas para frente e para trás, aproximando as duas fibras para que a fusão ocorra. Seu sistema conta com dois motores para realizar essa tarefa e a máquina de fusão que funciona dessa forma, geralmente, é mais barata, sendo eficiente em fibras novas.
V-Groove ativo
É considerado um alinhamento que fica entre o alinhamento pela casca e o alinhamento pelo núcleo. A diferença entre o V-Groove ativo e o V-Groove fixo é que o ativo possui quatro motores, sendo que dois movimentam a fibra de para frente e para trás e outros dois de cima para baixo.
Alinhamento pelo núcleo
De todos os alinhamentos na máquina de fusão, esse é o mais complexo, e conta com a ajuda de seis motores: dois que movimentam a fibra de trás para frente, dois de cima para baixo e dois que realizam o alinhamento longitudinal da fibra. Esse processo garante um alinhamento perfeito, núcleo a núcleo, da fusão da fibra. Seu uso é aconselhado em redes de fibras antigas ou que utilizem diferentes padrões de fabricação.