Inspeção Remota de Cargas

Em 2020, durante a pandemia do Covid-19, a DTR Tecnologia recebeu algumas demandas para operação remota do monitoramento de imagens de alguns sistemas instalados pela empresa. Foram algumas soluções aplicadas que possibilitaram aos clientes acesso às imagens de suas câmeras e gerenciamento das imagens através de notebooks, celulares e computadores em qualquer lugar conectado à internet.

Entretanto, uma demanda específica chamou atenção pela inovação requerida pelo cliente. Era necessário desenvolver um ambiente onde mercadorias pudessem ser inspecionadas pela Receita Federal sem a presença de auditores no local da operação, no caso o Porto do Pecém, no Ceará.

Foram avaliadas as condições do local e as tecnologias disponíveis para realização da inspeção de cargas remota. Câmeras fixas e câmeras móveis foram instaladas no local para capturar as imagens com os detalhes necessários. Porém, em algumas situações, as câmeras não conseguiam capturar as imagens desejadas para que a inspeção remota fosse tão eficiente quanto a inspeção presencial. Faltava uma câmera que pudesse acompanhar a movimentação de um operador que estivesse presente na inspeção.

Sendo assim, foi desenvolvida uma câmera portátil, totalmente sem cabos, para que o operador local pudesse seguir as orientações do auditor e levar a câmera até onde fosse necessário. Apenas isso não seria uma inovação significativa, uma vez que celulares poderiam fazer essa função. O diferencial dessa câmera é que ela captura as imagens e as transmite em tempo real para o VMS, já armazenando as imagens e armazena suas imagens 24 horas por dia. Possui autonomia de até 5 horas e gravação, proteção contra chuva e poeira, além de ter visor com informações sobre carga da bateria. É um produto resistente, desenvolvido para aplicações em indústrias e com tecnologia embarcada atualizada no que diz respeito à câmeras de segurança.

O protótipo foi cedido para prova de conceito no Porto do Pecém e, após 3 meses de testes bem sucedidos, o cliente adquiriu unidades do produto em definitivo para iniciar suas operações remotas.

A câmera portátil também está sendo utilizada pela segurança do Porto do Pecém na inspeção de veículos que acessam diariamente as áreas alfandegadas. Ela permite que o operador transmita imagens internas dos veículos, possibilitando que o Centro de Controle e Operações visualize em tempo real as imagens da inspeção dentro dos veículos.

Abaixo link com a divulgação da aplicação da inspeção remota de cargas pela Receita Federal no Porto do Pecém.

Receita Federal e Complexo do Pecém desenvolvem modelo inovador de inspeção remota de cargas