É comum observar diversos cabos e acessórios utilizados em redes de comunicação instaladas em postes.
Entretanto, ao contrário do que pensamos ao visualizar instalações confusas onde diversos cabos e equipamentos se entrelaçam e acabam parecendo uma “terra sem lei”, existem normas reguladoras que servem como diretrizes para a ocupação das redes de comunicação em postes da rede pública – NBR 15214.
As concessionárias também publicam especificações técnicas para orientação das instalações compartilhadas com a rede elétrica. Acima temos parte da ET 213 disponibilizada pela ENEL. Porém, com a escalada do número de provedores locais, a ocupação dos postes se encontra em situação caótica em diversas regiões. Cabos mal acondicionados, equipamentos literalmente pendurados em postes, ausência de identificação de cabos, entre outras inconformidades que prejudicam o desempenho das redes e dificultam serviços de manutenção.
Instalações sempre devem seguir as orientações e normas regulamentadoras para evitar problemas técnicos e burocráticos.
Caso não possua conhecimento sobre as regras e diretrizes de sua região, recomendamos a contratação de uma empresa com experiência e capacitação técnica e que possa executar ou fornecer serviços de consultoria para a implantação da rede de comunicação.