Sistema de Auxílio à Atracação de Navios
Indurad iBerth
Um dos principais procedimentos operacionais em portos é a atracação de navios, que ocorre rotineiramente. Consiste na manobra para aproximar e amarrar os navios aos berços a fim de iniciar o processo de carregamento/descarregamento das embarcações.
É uma etapa complexa que exige planejamento, regras, pessoal capacitado e equipamentos que auxiliam nessas manobras, evitando colisões e minimizando o tempo para conclusão da atracação em segurança.
Para auxiliar e controlar as manobras de atracação nos portos foram desenvolvidos sistemas de auxílio à atracação capazes de medir e indicar velocidade de aproximação, ângulo da embarcação, altura da maré, distância em tempo real e outras informações úteis para os operadores que acompanham esse procedimento.
Existem diferentes tipos de tecnologia aplicadas para esse fim. Sensores que utilizam laser, sensores ultrassônicos e os sensores com tecnologia de radar. Cada tipo de equipamento e sistema possui vantagens e desvantagens, sendo uns com maior custo de implantação e outros mais acessíveis, porém com menor durabilidade e necessidade de manutenção frequente, o que eleva o custo de manutenção à médio e longo prazo.
Os sistemas de auxílio à atracação podem ser integrados a outros sistemas, sejam de TI ou de automação, gerando alarmes, acionando outros equipamentos automatizados, capturando dados de outros sistemas na rede, entre diversas outras soluções. Também possuem bancos de dados armazenados para eventuais auditorias em caso de acidentes, podendo indicar responsabilidades por danos aos portos.
O sistema Indurad iBerth é uma solução completa para ambientes hostis tendo sido desenvolvido para operar em qualquer condição climática, uma vez que seus sensores são a prova de oxidação e mantém a confiabilidade mesmo com particulados acumulados em sua superfície. Isso significa que requer menos manutenção do que os sistemas concorrentes no mercado. O software utilizado é totalmente customizado e suas informações permitem integração com diversos equipamentos na rede instalada, inclusive projetando tais informações em painéis ao longo do píer.
Abaixo temos uma breve apresentação de como funciona o sistema Indurad iBerth.